Voltar •  2017   •  2016   •  2015   •  2014   •  2013   •  
 
 
Meandro Branco 2017
Douro Branco

Relatório da Vindima:

O ano de 2017 foi extremamente quente e seco.

Durante o período de Novembro a Março registaram-se valores de precipitação muito baixos quando comparados com o habitual. Tais valores permitiram que em termos fitossanitários o ano fosse de total ausência de doenças (míldio/ oídio), porém, a falta de chuva trouxe menor expansão vegetativa que o pretendido, quer no desenvolvimento das sebes, quer no desenvolvimento dos cachos.  

Sendo registados valores tão baixos de água nos solos, o desenvolvimento das plantas foi limitado, tendo isso originado uma antecipação de cerca de três semanas no ciclo.

Observando analiticamente que os teores de açúcares e ácidos cedo se aproximariam do pretendido, foi necessário antecipar as colheitas. Iniciamos a vindima dos brancos no dia 16 de Agosto com a casta Rabigato, e a colheita dos tintos iniciou-se no dia 17 com a entrada da Casta Baga na adega. Seguiu-se a colheita de Tinta Amarela e Tinta Roriz (19 e 21 respectivamente). As primeiras uvas de Touriga Nacional entraram na adega no dia 24 de Agosto e a Touriga Franca no dia 30 de Agosto. Tendo a vindima iniciado mais cedo, também terminou alguns dias antes das datas habituais, sendo as últimas uvas recebidas no dia 20 de Setembro.

Apesar de o ano ter sido quente e seco, as plantas resistiram bem à secura extrema registada, tendo mantido a sebe em bom estado até à vindima.

Do ponto de vista enológico, a colheita de 2017 será bastante interessante, dando origem a vinhos com uma estrutura muito boa, com um perfeito equilíbrio de acidez, obtendo-se vinhos suaves, equilibrados e com um potencial de envelhecimento em garrafa excepcional.

 



Castas:

60% Rabitgato e 40% Arinto



Vinificação:

Após ligeiro esmagamento as uvas são sujeitas a um choque térmico, seguido de passagem por uma prensa vertical tradicional. O mosto é transferido para cubas de vinificação de pequena capacidade, com controlo de temperatura. As castas são vinificadas separadamente. O vinho estagia sobre as borras durante sete meses.



Notas de Prova:

As a result of the traditional pressing, Meandro shows an intense greenish colour. It has the vibrant acidity of Arinto combined with the lively fruit of the Rabigato. The mouth surprises for its density and freshness



 
 
 
© Quinta do Vale Meão 2018